patriotismo

Patriotismo

O amor a pátria vem do amor a família, ao progresso espiritual e material da pátria. Nesse sentido já entendiam Charles Dickens e Funck Brentano. Dizia Sêneca que ninguém ama a pátria porque é grande, mas porque é sua. Mas nós também amamos porque é grande, continental.  Difere do ufanismo, que é mais uma falsidade e uma jogada de marketing, como entender o Brasil como país do futebol, do carnaval, de povo simpático, estátua de Cristo Redentor etc. Uma visão exagerada e quase nacionalista da pátria.
Ser patriota também é amar o povo. Mas hoje não se pode entender aqui um povo sem a miscigenação, que de início era de índios, negros e portugueses. A pátria é principalmente o povo, o elemento humano e real, não símbolos livrescos.
Não significa também xenofobia, onde se tem aversão extrema a outras nações. Pelo contrário, vemos cada vez mais pessoas espalhadas pelo mundo, levando suas bandeiras em estádios de futebol e outros esportes (o que revela certa contradição). Com crise econômica européia e norteamericana esses brasileiros estão mais patriotas, pois voltam a sua terra natal.
Cabe também diferir patriotismo de termo mais recente chamado nacionalismo, que está ligado tanto a fascismo de Mussolini e a Nazismo alemão. Vemos no nacionalismo também a busca de pureza racial, eugenia, presente ate nos EUA. Gustavo Corção tem livro para essa distinção chamado Nacionalismo e patriotismo. O patriota simpatiza com outros patriotas, já o nacionalista não.
Claro que temos na bandeira, no hino nacional, nas armas e no selo como símbolos nacionais, especiais a reverenciar o patriotismo. A bandeira não pode ser hasteada ou usada em mau estado de conservação, nem como propaganda ou com cores alteradas. Não posso mesclar uma bandeira do Brasil com cores da Alemanha, mesmo que por aqui haja entusiastas germânicos. Obrigatória em escolas e órgãos públicos, e hasteada das 6 às 18 horas, e a noite se tiver forte luz.
As cores da bandeira do Brasil tem significados, como o verde que representa as florestas, o amarelo o ouro, o azul o céu e o branco a paz. As estrelas são os 23 Estados e o DF. A frase ordem e progresso se deve a influência da filosofia do positivismo, de Augusto Comte, que atraia intelectuais brasileiros. A frase de Comte era “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso como fim”. O pensamento positivista tende a ser ateu, o que não combina muito com a nação.
Vemos nas estrelas as constelações de Cruzeiro do Sul e de Escorpião. O Cruzeiro tinha importância para certas tribos indígenas. Estrelas importantes a nível esotérico, como a estrela Sírius, ou cão, que era de importância no antigo Egito, e escorpião, que antes era signo regido por planeta Marte, logo símbolo de guerreira nação, batalha e bravura. As armas nacionais são o brasão e o selo, e no brasão se repete o cruzeiro.
E antes da independência grupos patrióticos se confundiam com lojas maçônicas. É que muitas lojas não reconhecidas se fundaram, apenas de fachada maçônica para partidos políticos. A maçonaria é livre, não política.

Excerto de programa de rádio apresentado junto a Cléverson Israel Minikovsky, Filosofia é liberdade, na rádio liberdade FM, 87,9, no sábado às 21:40

Comentários

  1. Oi!
    Muito legal, aprendi coisas q não sabia...
    Gostei da reflexão!
    Eu acho bonito ter amor , pela terra q nos acolhe , onde nascemos...mas acho importante ,primordial , q cresça em nós o amor universal , por toda a terra e por todos os povos...devemos nos ver como irmãos e quem sabe assim alcançaremos a tão sonhada paz...
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou cidadao do cosmo..mas vejo tambem que nasci um uma terra..que partilho essa alma e crenca em comum..mesma energia.. Brigado claudia e volte sempre..que suas palavras sempre somam sabedoria as minhas.. Abraco

      Excluir
  2. Pátria é essa coisa que na maioria das vezes a gente não escolhe, mas se pudesse escolher ficaria com ela em dentrimento de toda outra proposta. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO CLEVERSON.. E ESTEJA SEMPRE AQUI..A COMENTAR..COM SEU SABER ENCICLOPEDICO..E QUE NOSSO PROGRAMA SEJA OUVIDO..SOBRE ESSE TEMA..NA SEMANA QUE VEM ..ABRACO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Medicina Oculta – Comportamentos que geram doenças

Por que às vezes nos achamos feios?

Outra felicidade