Problemas de relacionamento no trabalho


Problemas de relacionamento no trabalho


O que mais dificulta o relacionamento no trabalho é a fofoca, segundo trabalho acadêmico feito por Priscila Hacke. As pessoas fofocam para esconder seus próprios defeitos, erros e comportamentos não apropriados.
As relações interpessoais requerem uma série de virtudes, em especial certa resiliência.
As pessoas precisam aprender a se relacionar, uma vez que isso se torna tarefa imprescindível a vida em sociedade e no trabalho.
Respeitar particularidades, pois cada pessoa tem sua personalidade e individualidade. No trabalho isso se amplia pela exigência de certas competências, que podem revelar a inveja alheia, haja vista a não posse das mesma qualidades.
Nesse tema é de muita utilidade a psicologia organizacional, pois estuda o comportamento das pessoas, relações consigo mesmas e com outros, bem como suas emoções e personalidades.
O primeiro passo é o autoconhecimento e saber colocar-se no lugar do outro. Sem isso, os conflitos aparecem e a relação no trabalho fica insustentável. Isso é a empatia.
Passamos a maior parte do dia no trabalho, então é importante a compreensão de saber se relacionar no trabalho. Os sentimentos de simpatia auxiliam a produtividade, segundo Moskivici. O mau relacionamento traz a queda da produtividade.
E a flexibilidade comportamental auxilia essas relações de trabalho, onde se tem a competência de ter vários pontos de vista, os compreendendo. Essa competência interpessoal é útil, nesse sentido.
Os conflitos existem não apenas por metanarrativas diversas, mas porque não se aceita a diferença e a tolera. As pessoas nunca têm ideias idênticas, então gera o conflito.
E o papel crucial para a boa relação no trabalho é a comunicação. Usar da linguagem do colaborador fará do líder alguém mais aceito e apoiado. Por isso partidos populares e sindicatos de trabalhadores têm mais apoio.
Palavras como sempre e nunca atrapalham esses diálogos, e fazem ainda um maior distanciamento na sociedade moderna, de extrema competição e estresse.
Para facilitar também deve se aprender a ouvir o outro, e a pessoa deve ser mais assertiva, mais sincera e realista, mas sem ofender o outro.

Excerto de programa de rádio Filosofia é Liberdade, que vai ao ar ás 21:40 de todo Sábado, apresentado junto a Cléverson Israel Minikovsky

Comentários

  1. concordo com vc, eu acredito que as pessoas tenham criado habito de fofoca, parece que só sabem olhar os erros dos outros e sentar em cima dos seus, e vejo que isso é uma partucularidade de mulheres, mas hoje homens também tem tido essa conduta, talvez por que fofocando o tempo passa e as pessoas não pensam.

    ResponderExcluir
  2. acho que isso revela uma grande crítica e pessimismo em relação ao mundo, e, ao mesmo tempo a ilusão de um superpoder de querer julgar pessoas pela sua aparência e por preconceitos. Abraço e volte sempre

    ResponderExcluir
  3. Sobre a fofoca está corretíssimo o que você disse Mariano. No entanto, todos nós sentimos necessidade de partilhar nossas aflições com alguém ainda que aqueles que dividam o espaço conosco não sejam as melhores pessoas, ou, o que é pior, ainda que sejam as menos recomendáveis para nos ouvir. Não estou, no entanto, reportando-me ao Patrick e ao Luciano quando falo isso. Confio em você, sei que você confia em mim. Comigo você pode contar, Mariano. Tenho grandessíssimo apreço por você, Mariano, pelo J.Kormann,pelo Marcelo, pelo Patrick, pelo Valmir, pelo Fídias. Eu vou provar para você o nível de nossa amizade. Mas não artificialmente. Relego a aparição da circunstância apropriada ao mundo espiritual. Lamento a expectativa de que breve não mais faremos o programa. Quero continuar trabalhando com você em alguma coisa. A sua presença é ying e yang, suave e masculina, do que faço questão de confirmar, salvo quando falo jocosamente. Eu espero que não nos distanciemos intelectualmente um do outro. Você é um poço de sabedoria. Não me importando o que os outros comentam sobre o que você diz. Ninguém é obrigado a concordar com o que você fala. A mais absurda ideia esotérica encontra-se no rol das opiniões que devem ser seriamente consideradas, ainda que pelo simples fato de ser mais uma opinião possível. Deus o abençoe. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Medicina Oculta – Comportamentos que geram doenças

Por que às vezes nos achamos feios?

Paradoxos e mentiras do nosso tempo