INCERTEZA E ESPERANÇA


Incerteza e esperança




Resultado de imagem para esperança de emprego





Desde a noite dos tempos, os povos guardaram na mitologia algum relato de acontecimentos trágicos e um destino inevitável. Deuses, monstros, heróis e tudo mais envolvia essa forma de ver o mundo. A filosofia fez o trabalho de superar isso, racionalizando fenômenos naturais, pensando na origem do homem, na sua essência, elaborando a metafísica e procurando dar um sentido universal a vida. Filosofar é também refletir sobre a morte. Mas até o amor entrou no tema da filosofia, como no na obra Banquete de Platão. Mas isso tudo leva a pensarmos como vamos superar a incerteza atual e termos esperança em tempos melhores.
 
 
Resultado de imagem para esperança


Um filósofo chamado Friedrich Nietzsche, alemão, mas que se dizia polaco, achava que devemos ter um amor ao destino, um amor fati, e que todas as coisas retornam a ser as mesmas várias vezes. Isso se assemelha a doutrina grega de eterno retorno. Um tempo cíclico. Ele vivia doente, mas mesmo assim construiu uma grande obra para o pensamento ocidental. Pensando bem, nossos antepassados passaram uma dureza em nossa cidade, derrubando árvores, construindo casas, fazendo roça, construindo essa igreja maravilhosa que é nosso cartão postal, Católica. Havia incerteza, e muita dificuldade, mas pelo trabalho eles construíram a esperança. Mais do que esperavam, eles trabalhavam. Lembra uma lição de monges cristãos: “Ora e trabalha”.

Resultado de imagem para esperança
 
 
 

Por outro lado, atualmente alguns pensam em ganhar dinheiro sem trabalhar. Nisso se diferencia a ética norteamericana, protestante, onde o cristão se vê merecedor da prosperidade, como uma bênção divina. Isso foi ensinado pelo filósofo Max Weber, em sua obra sobre ética. Mas temos o ora et labora dos monges cristãos, igualmente. Logo, a desculpa para não trabalhar fica sem razão. Mas voltando aos antigos, eles com seus bailes, choperias, schnaps e carroças, viviam muito bem, mas porque tinham fé e integridade. Pouco remédio no passado, pouca tecnologia, muita criatividade. Uma fórmula natural de saúde: equilíbrio. A lei natural de certa forma era respeitada e a honestidade era interiormente guardada, e praticada. E trabalhavam muito.
 
 
Resultado de imagem para esperança


Onde quero chegar? Na questão que se há desempregados, não deve perdurar essa situação em nossa terra, que é a “cidade da música e do folclore”, e que posso ampliar a frase: “e do trabalho”. Trabalhamos no fim de semana, trabalhamos em casa, trabalhamos nas férias. Sabendo administrar a informalidade, é certo que as pessoas daqui irão prosperar. E a indústria deve voltar a crescer, mas tem de aprender com os antigos, e decifrar a história para não cometer os mesmos erros. Assim estar no amor ao destino, amor fati, que mistura o alemão com o polonês, o italiano, o ucraniano, o haitiano e muitos povos. Temos em São Bento do Sul qualidades que marcarão o mundo em exemplo de trabalho, que será reconhecido como um abnegado destino. E a incerteza se transforma em esperança, para quem trabalha e é reconhecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Medicina Oculta – Comportamentos que geram doenças

Por que às vezes nos achamos feios?

Outra felicidade